Docinho Ayurvédico: receita nutritiva para o outono e a saúde feminina
Heloísa Glock ensina receita simples, sem açúcar, ideal para o dia a dia e com foco no equilíbrio e bem-estar das mulheres
Publicado: 22/05/2025, 12:59

Estivemos mais uma vez no espaço Arogya, em Ponta Grossa, para um encontro com a terapeuta ayurvédica Heloísa Glock. Desta vez, ela compartilhou uma receita prática, nutritiva e perfeita para o outono: o Docinho Ayurvédico. Além de simples de preparar, esse doce natural é uma ótima opção para momentos de TPM, como sobremesa após o almoço ou acompanhado de um chá no final da tarde.
Segundo Heloísa, o outono é uma estação de transição, marcada por ventos frios e maior secura no corpo, por isso essa receita ajuda a equilibrar o organismo, sendo especialmente benéfica para a saúde feminina. “Ela nutre principalmente os tecidos ósseo e reprodutor. É uma receita adocicada naturalmente, sem adição de açúcar, e que traz uma sensação de aconchego”, explica.
A base do doce são ingredientes como tâmaras, nozes, coco e frutas vermelhas secas, além de um elemento que ajuda na liga da mistura: tahine ou óleo de coco. Todos os ingredientes são íveis e, segundo Heloísa, podem ser adaptados conforme a disponibilidade.
Confira a receita completa:
- 9 tâmaras jumbo sem caroço
- 100 g de nozes
- 100 g de nozes pecã (ou castanha de caju)
- 3 colheres de sopa bem cheias de coco ralado ou farinha de amêndoas
- 100 g de cranberry ou mix de frutas vermelhas secas (sem açúcar)
- 1 colher de sopa de óleo de coco ou tahine
Comece triturando as nozes no processador até que virem uma farofa. Depois, adicione os demais ingredientes, incluindo o tahine ou óleo de coco, e processe até obter uma massa úmida e moldável. Se necessário, acrescente uma colher de tahine ou óleo a mais. Com as mãos levemente untadas, modele bolinhas do tamanho desejado. A receita rende cerca de 15 unidades médias. Se quiser, finalize empanando no coco ralado, no gergelim ou cobrindo com chocolate amargo.
“É uma receita intuitiva, acolhedora e fácil de fazer. Uma forma de nutrir o corpo e o espírito com ingredientes que respeitam a natureza do nosso corpo, principalmente o feminino”, finaliza Heloísa.