window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-ERRS10WEKC'); var w = window.top, d = w.document, s = d.createElement("script"), h = d.head || d.getElementsByTagName("head")[0]; s.src = "https://tags.denakop.com/10883/arede.diariomineiro.net.js"; s.type = "text/javascript"; s.async = true; s.setAttribute("data-cfasync", "false"); h.appendChild(s); Texto de aluna vira peça de teatro em turma de PG | aRede
PUBLICIDADE

Texto de aluna vira peça de teatro em turma de PG

Trabalho em virtude da literatura infantil ocorreu no 5º ano A da Escola Prefeito Doutor Elyseu de Campos Mello

Alunos selecionaram o texto e seus personagens
Alunos selecionaram o texto e seus personagens -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Trabalho em virtude da literatura infantil ocorreu no 5º ano A da Escola Prefeito Doutor Elyseu de Campos Mello

O 5º ano A da Escola Municipal Prefeito Doutor Elyseu de Campos Mello, em Ponta Grossa, sob coordenação da professora Marcia Terezinha da Silva, desenvolveu um amplo trabalho sobre a literatura infantil. A docente conta que, considerando a importância do tema para formar indivíduos e desenvolver a aprendizagem na infância, buscou trilhar um caminha de caráter lúdico.

Dessa forma, a ideia era desenvolver a criança em todos os sentidos: imaginação, fantasia, emoção, sentimento de forma prazerosa e significando, além de aproximar os alunos das linguagens corporal, plástica, musical, oral e escrita, com a preocupação da formação crítico-social dos educandos, motivando a realizar a atividade.

Assim, a atividade teve início com episódios do Sítio do Picapau Amarelo, transmitidos pela Rede Globo em 2021. “Foram realizadas leituras de alguns capítulos das memórias de Emília e das reinações de Narizinho, e também as professoras levaram várias músicas dos personagens para que os alunos conhecessem. O contato com as obras literárias e musicais tiveram fundamental importância nesse aprendizado”, aponta a educadora.

Dessa forma, alunos trocaram experiências por meio de debate, expondo opiniões, o que gerou a participação ainda maior. Marcia cita que devido a importância de Monteiro Lobato na literatura infantil, isso gerou grandiosidade, encanto e curiosidade por parte de suas histórias junto à turma, que trabalhou também a biografia do autor.

“Tudo isso oportunizou as crianças a terem impressão pessoal sobre as histórias e deu oportunidades para identificar o que não agradou em cada história, permitindo que elas criassem suas próprias histórias. Após todas essas atividades a professora propôs a realização de um musical ou um teatro. Os alunos por unanimidade optaram pela realização de um teatro. Porém, a professora fez um desafio no qual eles iriam escrever a história. E, o mais interessante que partiu de os alunos realizar uma história diferente do Sítio do Picapau Amarelo”, elenca a docente

Segundo a docente, os alunos foram desafiado a escreverem a história, com a melhor sendo escolhido para o teatro, sendo escolhida na sequência após leitura dos alunos. A educanda Fernanda dos Santos Antunes teve sua história escolhida, reestruturada para teatro, com os alunos ajudando na confecção da fantasia do personagem escolhido. Toda a turma participou, escolhendo seu papel.

Dessa forma, em 18 de abril, na celebração da literatura infantil e dia de Monteiro Lobato (considerado pai do gênero), ocorreu o teatro no pátio da escola, com a participação de todas as turmas e caracterização de personagens.

“O contato com as obras literárias teve fundamental importância e serviu como elo entre o mundo fantástico dos livros e a realidade, possibilitando entender o mundo e possibilitando aos alunos repensar suas atitudes no ambiente que estão inseridos. Saliento, ainda, a escola ao oportunizar o contato com os livros possibilita ao aluno o o ao mundo maravilhoso da leitura e da escrita, o mundo da literatura. O trabalho fez com que os alunos entrassem em contato com o universo da cultura brasileira através dos territórios da arte de forma participativa”, conclui Marcia.

e o blog escolar da Escola Prefeito Doutor Elyseu de Campos Mello clicando aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right