window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-ERRS10WEKC'); var w = window.top, d = w.document, s = d.createElement("script"), h = d.head || d.getElementsByTagName("head")[0]; s.src = "https://tags.denakop.com/10883/arede.diariomineiro.net.js"; s.type = "text/javascript"; s.async = true; s.setAttribute("data-cfasync", "false"); h.appendChild(s); PG participa de programa para aumentar a qualidade do transporte | aRede
PUBLICIDADE

PG participa de programa para aumentar a qualidade do transporte

Com o programa, Ponta Grossa poderá identificar elementos prioritários a serem melhorados no sistema de transporte coletivo

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço de transporte coletivo oferecido no Município, a Prefeitura de Ponta Grossa aderiu recentemente ao grupo QualiÔnibus, iniciativa  que conta com 30 cidades participantes no país e que busca qualificar o serviço de transporte coletivo e torná-lo mais sustentável. O Município é o segundo do estado do Paraná a integrar o programa desenvolvido pelo WRI Brasil com apoio da FedEx Corporation e da Secretaria de Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

A adesão foi formalizada nos últimos dias após convite feito pela coordenação do programa para a Prefeitura de Ponta Grossa. A ação é formada a partir do uso de cinco ferramentas que auxiliam as empresas e cidades a criarem benefícios para o transporte coletivo, sendo responsável por avaliar e melhorar o serviço prestado a fim de oferecer maior qualidade para a população. 

Com o programa, Ponta Grossa poderá identificar elementos prioritários a serem melhorados no sistema de transporte coletivo, além de planejar ações mais efetivas, com o intuito de oferecer um serviço mais confiável, seguro e eficiente. 

“A inclusão do Município no QualiÔnibus nos permitirá comparar os projetos de Ponta Grossa com o restante do grupo, identificando onde podemos melhorar, além de  termos o a um material técnico fornecido apenas entre os participantes do grupo, bem como ideias a serem compartilhadas entre as maiores cidades em questão de mobilidade. Tudo isso é essencial para que tenhamos ainda mais ferramentas para nortear os processos e promovermos uma mudança positiva significativa na mobilidade e na qualidade de vida da população”, destaca o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Henrique do Vale. 

QualiÔnibus

De acordo com o Instituto WRI Brasil, o programa é desenvolvido com apoio da FedEx Corporation e da Secretaria de Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

O Grupo de Benchmarking QualiÔnibus foi formado em 2017, tendo como participantes provedores do transporte coletivo de diferentes cidades e regiões metropolitanas brasileiras (incluindo gestores, reguladores e operadores do serviço).Também participam, como facilitadores, instituições de reconhecimento técnico nos assuntos tratados pelo grupo, que tem foco na adoção de ações efetivas para qualificar os sistemas de transporte para o cliente. O QualiÔnibus também conta com facilitadores que são instituições de reconhecimento técnico da área.

Os participantes do Grupo utilizam os Indicadores de Qualidade e a Pesquisa de Satisfação para medir a qualidade dos diferentes sistemas e possibilitar comparações. Para fins de benchmarking, as comparações ocorrem entre cidades que coletaram indicadores de mesmo nível, sendo que cada cidade só tem o aos resultados das demais se também tiver coletado indicadores daquele nível. Esse mecanismo estimula que as cidades evoluam na coleta dos indicadores, compartilhem seus dados com os demais e estabeleçam uma relação de troca de informações sobre o tema.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right